A Gomes & Severino foi fundada em 1941, por Joaquim Severino.
É uma empresa conhecida e respeitada, pela sua antiguidade e experiencia no mercado nacional e internacional, na área da: exportação, importação, refinação de óleo de peixe, produção oleínas, ácidos gordos (fatty acids) de óleos animais e vegetais para alimentação animal, uso técnico, cosmética e óleo alimentar usado para a produção de biodiesel.
Desta forma, demonstra a importância que tem para a empresa a sustentabilidade do planeta, tendo assim uma forte posição, para com as novas fontes de energias alternativas.
No seu percurso chegou a ser a maior PME portuguesa nos anos 80, com a exportação de azeite de oliva para Itália.
A Gomes & Severino ganhou destaque nos mercados devido ao seu evidente crescimento empresarial, comercializando inicialmente apenas óleo de cachalote da propriedade de Cristóvão Mota Soares.
Saiba mais aqui: https://www.rtp.pt/acores/graciosa-online/ineditos-da-baleacao-video_49092
Depois de 1946 passou a comprar quase a totalidade do óleo de cachalote das armações de baleias dos Açores, procurado em todo o mundo e utilizado como lubrificador dos aviões de guerra Spitfire durante a segunda Guerra mundial, daí a sua importância na época.
O papel da Gomes & Severino, no contexto empresarial português e no comércio do óleo de cachalote foi de tal importância que Joaquim Severino foi nomeado como representante na Capital do Grémio da caça às baleias e ainda o representante dos interesses políticos e internacionais de Portugal neste sector.
Gradualmente, com o avanço tecnológico e o aparecimento de fábricas de produção de biodiesel, o óleo alimentar usado passou a ter maior importância e procura nos mercados, onde rapidamente a empresa se enquadrou no comércio de óleo alimentar usado (OAU) para exportação e consumo nacional.
Com o surgimento desta oportunidade, a Gomes & Severino implementou em 2012, a divisão de recolha de Óleo Alimentar Usado (OAU), através da marca AMBIÓLEO.
Atualmente é uma das principais empresas em operação na gestão, recolha e comercialização a granel deste resíduo.
Conhecendo a importância da atualização constante, faz questão de estar sempre presente em congressos internacionais, sobre energias alternativas na área do biodiesel.
Na comercialização do biodiesel tem-se verificado que ao longo do tempo apenas mudam as designações, as leis de enquadramento, o uso, o destino técnico, a necessidade de enquadramento em certificações específicas, que passam a ser predominantes para o comércio de tais produtos, sem no entanto haver alteração da base de produção e comercial original.
Para além das atividades mencionadas anteriormente, referentes ao óleo alimentar usado, para produção de biodiesel. A Gomes e Severino possui ainda nas suas instalações, uma estação de lavagem interior de camiões cisternas e isocontentores.
Esta estação é habitualmente conhecida, por apresentar uma vasta experiência na eliminação da sujidade e remoção de produtos químicos e alimentares das paredes interiores dos tanques.
Através deste serviço de excelência, a cisterna e isocontentor pode ser novamente usado e por isso possui um papel importante e fundamental, na inovação de sistemas de lavagem de interiores de cisternas e é líder de mercado nesta área em Portugal.
Nesta área a Gomes & Severino atua desde 1991 como prestador destes serviços a terceiros, embora a sua experiência venha desde 1941, com a lavagem recorrente de tanques de navios, usados para exportação dos vários óleos comercializados a granel pela empresa.
Emitimos:
Possuímos: